A aula inaugural das Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) será realizada nesta sexta-feira (25) às 14h, no Cidec-Sul e terá como tema Comissionamento e Suas Oportunidades na Indústria Naval e Offshore. O ministrante será o presidente da Forship Engenharia engenheiro Fábio Fares. Até a segunda-feira (21), o evento já contava com 510 inscritos.
A aula inaugural é resultado de uma aproximação iniciada em dezembro entre a FURG e Forship, a partir de workshop sobre comissionamento realizado para cerca de 70 participantes, no Cidec-Sul. O evento é aberto ao público interessado e as inscrições podem ser feitas pelo www.furg.br. A FURGTV fará transmissão ao vivo da palestra, pelo endereço eletrônico www.furgtv.furg.br e por TV a cabo para Rio Grande, nos canais 8 da Via Cabo e 15 da Net.
PUBLICIDADE
Antes da palestra de Fares, FURG e Forship assinam protocolo de cooperação recíproca, de âmbito acadêmico, técnico e científico nas áreas naval, oceânica, offshore, oceanográfica e correlatas. O objetivo é implementar programas e projetos, através do intercâmbio de conhecimentos, de recursos humanos e de recursos materiais.
A cooperação entre FURG e Forship intenciona, entre outros, a formação de profissionais para atuação na área de comissionamento no Polo Naval. A primeira iniciativa a partir do protocolo de cooperação será celebrada a seguir, com a assinatura de contrato particular de cessão de direito de uso e licenciamento do software HMSWeb©-Handover Management System, sistema de gestão do processo de completação mecânica e comissionamento.
“O comissionamento deixou, efetivamente, de ser apenas uma parte final do C do EPC(da sigla em inglês de Engineering, Procurement e Construction), para se tornar uma importante ferramenta de apoio à gestão de todo o processo EPC. O EPC abrange desde a elaboração do projeto e detalhamento à compra de equipamentos, além da contratação de serviços, a construção propriamente dita e a entrega do empreendimento ao cliente, em condições imediatas de operabilidade.”, explica Fares.
Da redação