A bancada do Nordeste na Câmara vai pedir para a presidente Dilma Rousseff a retomada da 8ª rodada de leilões de exploração de petróleo.
O coordenador do grupo, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou ao Valor que um documento com esse pedido deverá ser entregue no Palácio do Planalto na próxima semana. “Está suspensa em função da não votação da lei do pré-sal. Vamos solicitar à presidente para autorizar os leilões porque isso é importante para a região”, disse.
O parlamentar afirmou que, hoje, a retomada do leilão está atrelada à aprovação da lei que traz a divisão dos royalties do petróleo, inclusive da camada pré-sal.
Em julho, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli também defendeu a retomada do leilão da Bacia de Tucano Sul, na Bahia – região que está dentro da 8ª rodada de leilões.
Gabrielli, hoje secretário de Planejamento do governador baiano Jaques Wagner (PT), disse que a bacia fica em terra e que por isso não haveria impedimentos legais para a exploração dos lotes já licitados nessa área. “São áreas importantes de uma bacia que não tem perspectiva de ser muito prolífera. É uma bacia de risco”, afirmou Gabrielli.
Nesta semana, a bancada nordestina já apresentou demandas à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na área de infraestrutura e logística. No entanto, com a sinalização da ministra de que não será possível incluir todas as propostas consideradas “estruturantes” para a região, parlamentares nordestinos fizeram críticas à atenção dada pelo governo ao Nordeste.
Fonte: Valor / Daniela Martins
PUBLICIDADE