RIO DE JANEIRO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje que formalizou uma linha de crédito no valor de US$ 50 milhões para financiar exportações de máquinas e equipamentos brasileiros para o Peru. Segundo o BNDES, foi assinado ontem um contrato com o Banco Internacional Del Perú S.A.A. (Interbank) para estabelecer a linha na modalidade Exim Automático, pela qual o banco usa uma instituição financeira local como repassador dos recursos, concedidos nos mesmos moldes do crédito pós-embarque da área internacional do banco.
Desde o início de sua operação, em abril de 2011, o Exim Automático já formalizou financiamento indireto à exportação de bens de capital brasileiros em sete países da América Latina, como Argentina, Chile e Panamá.
Com a assinatura do contrato, o Interbank poderá oferecer financiamentos com funding do BNDES a tomadores peruanos interessados em adquirir bens de capital do Brasil, ficando com o risco das operações. Segundo o banco de fomento brasileiro, o BNDES pagará os exportadores em reais diretamente no Brasil antes da realização das vendas, dispensando a remessa de recursos do BNDES ao exterior.
"A parceria firmada entre o BNDES e o Interbank por meio dessa linha de crédito proporcionará um importante instrumento de fomento do comércio entre o Brasil e o Peru, bem como a prospecção de novas oportunidades de cooperação financeira entre as duas instituições", diz nota divulgada pelo BNDES hoje.
Fonte: AGência Estado/ALEXANDRE RODRIGUES
PUBLICIDADE