A Caixa Econômica Federal, gestora do Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, firmou nesta segunda-feira (12) acordo de investimento com a empresa Tishman Speyer, para o desenvolvimento de um empreendimento imobiliário comercial na região do Porto do Rio de Janeiro. Participaram do evento o presidente da Caixa, Jorge Hereda, o vice-presidente de Gestão Ativos de Terceiros da instituição, Marcos Vasconcelos, e o Country Head da Tishman Speyer no Brasil, Daniel Cherman.
Pelo acordo, a Caixa e a Tishman Speyer desenvolverão um conjunto de torres comerciais de alto padrão com foco em lajes corporativas, segmento em que a oferta é baixa na cidade. O FII Porto Maravilha participará do projeto por meio da permuta de um terreno e de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepac). A Tishman Speyer, além de contribuir com sua expertise no setor imobiliário e com outros projetos em desenvolvimento na região, entrará com o investimento total necessário para o projeto.
O FII Porto Maravilha, que tem como cotista o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foi o vencedor do leilão de lote único e indivisível dos Cepac emitidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro com objetivo de financiar a Operação Urbana Consorciada da Região do Porto do Rio.
A Tishman Speyer é uma empresa internacional, responsável pela criação de empreendimentos caracterizados como marcos urbanos em importantes cidades do mundo, tais como o Rockefeller Center e o Hearst Tower, em Nova York, o Opern Turm, na Alemanha, entre outros. No Brasil, acaba de entregar o retrofit do Edifício Galeria, no centro do Rio de Janeiro, e desenvolve outros importantes projetos corporativos nas cidades de São Paulo e Brasília.
Fonte: Jornal do Commercio/RJ
PUBLICIDADE