DETROIT/NOVA YORK (Reuters) - A fabricante de equipamentos pesados Caterpillar fechou o maior negócio da sua história nesta segunda-feira, ao anunciar a compra da Bucyrus International por 7,6 bilhões de dólares, acelerando seu processo de expansão em produtos para mineração.
O negócio que deve criar a maior fornecedora de caminhões, escavadeiras hidráulicas, perfuração para explosivos e equipamentos para mineração marca o passo inicial da Caterpillar sob o comando de seu novo presidente-executivo, Doug Oberhelman.
Os acionistas da Bucyrus receberão 92 dólares por ação, um prêmio de 32 por cento sobre o preço de fechamento na sexta-feira. As notícias provocaram forte alta das ações da Bucyrus.
"O segmento de mineração é para nós uma importante área estratégica", disse Oberhelman, que substituiu Jim Owens este ano, em entrevista ao canal CNBC. "A demanda por minerais, carvão e outros elementos que vêm da terra aumentará na medida em que a urbanização ocorre".
Oberhelman, acrescentando que os custos financeiros eram muito atrativos, disse que a Caterpillar vai emitir cerca de 2 bilhões em novas ações assim que o negócio for concluído, em meados de 2011.
"Estamos na fase inicial do ciclo do nosso principal negócio e na mineração", disse ele.
Jim Dugan, porta-voz da Caterpillar, disse que o negócio foi "de longe" o maior da história da companhia. Incluindo a dívida de 1 bilhão de dólares da Bucyrus, a transação equivale a 8,6 bilhões de dólares.
Fonte: Reuters/Brasil Online/James B. Kelleher e Nick Zieminski
PUBLICIDADE