A CCX, empresa de mineração de carvão de Eike Batista, firmou acordo com a Transwell Enterprises para a venda dos projetos de mineração a céu aberto Canaverales e Papayal, na Colômbia, por 75 milhões de dólares, em negociação que ainda não foi concluída.
As empresas assinaram na sexta-feira memorando de entendimentos para que nas próximas semanas realizem contrato definitivo de venda das minas de carvão, que incluem direitos minerários, estudos, licenças e propriedades de titularidade da CCX.
"A negociação em potencial prevê ainda o comprometimento pelo potencial comprador de transportar a produção de carvão (...) através do projeto de infraestrutura logística da CCX (composto por ferrovia e porto), sempre que os custos de utilização desta infraestrutura forem inferiores aos custos logísticos praticados", afirmou a empresa em nota.
O projeto San Juan, composto por mina, porto e ferrovia, porém, permanece sob controle da empresa.
O projeto possui reservas bem maiores que os ativos em processo de venda, mas a mina é subterrânea, normalmente mais difícil de ser explorada.
San Juan possui reservas comprovadas de 671,8 milhões de toneladas, certificadas pela Golder Associates em maio de 2012, segundo a CCX.
Canaverales possui 27,3 milhões de toneladas de reservas de carvão certificadas e Papayal possui 15,6 milhões de toneladas de reservas de carvão certificadas. Ambos possuem capacidade estimada de produção de 2,5 milhões de toneladas por ano.
A Reuters antecipou em junho que a Eike estava negociando a venda de ativos de mineração na Colômbia.
"A negociação em potencial ainda está sujeita ao cumprimento de certas condições precedentes, tais como as negociações finais e a execução dos acordos definitivos e as aprovações necessárias por cada parte", acrescentou a CCX.
( (Fonte: Reuters/Sabrina Lorenzi)
PUBLICIDADE