O Ceará é o primeiro Estado brasileiro visitado pela comitiva da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que segundo Francis Moto, embaixador da República do Malawi e presidente do Comitê da SADC, representa “um lugar de alto crescimento econômico, com uma localização geográfica importante para todos os negócios realizados entre o Brasil e outros países”.
O Porto do Pecém também foi um dos temas da reunião e é o ponto de partida para dar viabilidade ao transporte de produtos que sairá do Ceará em direção a Cabo Verde, sem paradas, em apenas cinco dias de viagem. “Os preparativos ainda vão lentos, mas estamos aguardando para que a partir de novembro o Ceará conte com esta rota”, comenta Roberto Macêdo.
O presidente da FIEC ainda lembrou que a relação de comércio “só é boa quando é no ganha-ganha, favorecendo ambos os lados”. Ele avalia que a transferência de tecnologia e os investimentos em indústria de transformação e serviço representam um “segundo passo”.
O Ceará mantém relações de comércio com Angola, África do Sul, Ilhas Maurício, Moçambique, Zimbábue, Madagascar, Zâmbia e Tanzânia, exportando principalmente calçados, ceras vegetais, artefatos para confecção de calçados, bolachas, móveis de metal, sucos e extratos vegetais. (JR)
Números
10
países africanos estão representados na comitiva seja por embaixadores, seja por chefes de missões
19,7
milhões de dólares foram exportados pelo Ceará para países integrantes do grupo africano
Fonte: O Povo (CE)
PUBLICIDADE