SÃO PAULO - A indústria brasileira deseja avançar nas negociações de um acordo de livre comércio e cooperação econômica com o Japão. O tratado, conhecido pelo nome em inglês como Exchange Partnership Agreement (EPA), é apoiado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que teme ficar fora do novo redesenho das cadeias globais de valor no mundo, que serão afetadas pelos grandes acordos comerciais em negociação entre Ásia e Estados Unidos e União Europeia e Estados Unidos.
“Os países desenvolvidos começaram um novo ciclo de novos acordos para impulsionar a expansão das economias. É necessário ao Brasil estar nesse movimento e o Japão é um parceiro estratégico para nós”, afirmou José de Freitas Mascarenhas, presidente do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão da CNI, durante o Fórum Econômico Brasil-Japão, realizado hoje em São Paulo pelo Valor.
PUBLICIDADE
O EPA entre brasileiros e japoneses começou a ser discutido ano passado, mas não houve avanços desde então. A visita do primeiro-ministro japonês ao Brasil nesta semana, Shinzo Abe, junto com outros empresários do Japão, aponta para uma nova ênfase nas relações comerciais entre os dois países, na visão de Mascarenhas.
“A visita nos animou. O Japão pode contribuir para a economia brasileira, principalmente nas áreas da indústria e da infraestrutura do transporte”, disse.
Fonte:Valor Econômico\Rodrigo Pedroso