Começou a na manhã de ontem, terça-feira, a vistoria das dragas responsáveis pela mineração de areia no Rio Jacuí. Dez embarcações já foram vistoriadas até agora e outras dez devem passar por avaliação hoje à tarde.
Para receber licença para operar as embarcações precisam cumprir as exigências estabelecidas pela Fundação Estadual de Apoio Ambiental (Fepam) quanto ao tamanho do cano da bomba de sucção e também quanto ao funcionamento da cerca eletrônica. O método, que delimita a área de mineração e desliga automaticamente a draga que desrespeitar as regras, foi uma das garantias apresentadas à Justiça Federal para a liberação da atividade.
O prazo concedido pela Justiça para revisão de todas as licenças de operação das dragas, terminais e áreas de extração é até 13 de agosto, mas segundo o Chefe da Divisão de Mineração da Fepam, Renato João Zucchetti, esse prazo será antecipado.
— A licença das embarcações que estiverem em dia com as exigências estabelecidas deve ser expedida no máximo em 48 horas — afirmou.
Expectativa é que em três dias todas as 60 embarcações sejam fiscalizadas.
ZERO HORA
PUBLICIDADE