Presidente da Petrobras reúne-se com empresários do Ceará amanhã na Residência Oficial
O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, deverá voltar ao Ceará amanhã, um mês e meio após sua última visita acompanhando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no evento que deu início à sondagem do terreno da refinaria Premium II, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).
A vinda de Gabrielli deve-se, segundo informações da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a um encontro com empresários e industriais do Ceará para discutir a formação de uma cadeia de fornecedores para a Petrobras. O encontro ocorre amanhã, às 10 horas, na Residência Oficial.
A expectativa, no entanto, é que o presidente da terceira maior empresa de energia do mundo em valor de mercado venha a Fortaleza tratar de outros assuntos, além do cadastro de fornecedores. Isso porque a refinaria Premium II ainda não tem um Termo de Compromisso assinado entre a estatal e o governo do Estado, não tem um terreno 100% liberado, não tem nem licença ambiental para iniciar a supressão vegetal (limpeza do terreno).
Fornecedores na agenda
No entanto, o titular da Seinfra, Adail Fontenele, garante que a agenda do executivo refere-se apenas ao evento com empresários. "A Petrobras solicitou nossa ajuda. Estamos colaborando com a logística: espaço, sugestão de lista de convidados", explica o secretário.
Com uma refinaria a ser construída no Estado, a Petrobras vai comprar bens e serviços. Fontenele cita um exemplo: "vai ser preciso um serviço de ônibus para transporte dos trabalhadores". Segundo ele, estas possibilidades e as exigências da Petrobras devem ser expostas aos empresários. "É preciso que os fornecedores se fortaleçam com a melhoria da qualidade do serviço e invistam em especialização da mão de obra. O evento vai discutir a formação da cadeia de fornecedores, com entidades de classe, com o setor da construção civil, de máquinas pesadas, metais, serviços, e despertar no seio do empresariado a necessidade de se preparar para atender a Petrobras", afirma.
Pendências
Sobre outras questões que a Petrobras tem a resolver para viabilizar a refinaria, Fontenele esclarece o andamento de cada uma, descartando que estes estejam na pauta do encontro de amanhã na Residência Oficial.
"Há 20 dias, estivemos com a Petrobras e mostramos o cronograma. Está tudo dentro do esperado. A Petrobras não está reclamando de nada. A sondagem segue até março. Neste tempo, deve sair a licença provisória para a supressão vegetal", diz.
Fontenele cita outros encaminhamentos: "No começo de abril, sai a licitação para construção do trecho de desvio da CE- 085, a rodovia Estruturante. Esta obra começa em agosto e estará pronta no início de 2012. Em março, também serão licitados dois equipamentos no porto do Pecém, as ampliações da ponte e do píer. A ponte vai atender à refinaria. O píer, para a refinaria, siderúrgica e a rodovia Transnordestina".
O secretário completa: "O Termo de Compromisso está superado. Ele serve para definir tarefas de cada lado (governo e Petrobras), mas já estão sendo tocadas independente disto. Isso ficou para discutir mais na frente, mas acredito que vai ser desnecessário".
Fontenele afirma ainda que a desapropriação do terreno deve ser concluída em março próximo. "Eles já têm acesso a tudo", diz. "Faltam, acho, cinco casos a serem resolvidos". O prazo para término do trabalho de desapropriação vem sendo ampliado. Em fevereiro do ano passado, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) pretendia concluir o trabalho em junho de 2010.
Andamento
"Há 20 dias, mostramos o cronograma. A Petrobras não está reclamando de nada"
Adail Fontenele
Secretário de Infraestrutura do Estado
Fonte: Diário do Nordeste (CE)/CAROL DE CASTRO
PUBLICIDADE