SÃO PAULO - O comércio exterior pode ser um dos principais vetores de retomada da economia, segundo o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Marcelo Maia. Em palestra durante evento em São Paulo, Maia defendeu o Plano Nacional de Exportações como uma prioridade do governo em meio à atual crise econômica.
"O comércio exterior é vetor do crescimento econômico e é importante especialmente em um momento de ajuste fiscal. Ele pode ser um pilar da retomada do crescimento, com importância na manutenção e ampliação de empregos", disse Maia.
O secretário destacou que o setor de serviços está cada vez mais entrelaçado com a indústria e representa quase 70% do PIB, e avaliou que os maiores desafios para o setor são a qualificação da mão de obra, a concentração regional no sudeste, a agregação de valor, a produtividade e a inovação.
"O tamanho do setor de serviços cria uma falsa impressão de avanço do setor, já que é o mesmo percentual da economia americana. Os serviços no Brasil, entretanto, são de baixo valor agregado, o que advém da falta de mão de obra qualificada e da baixa produtividade no país", disse.
Plano Nacional de Exportações
Maia explicou que o Plano Nacional de Exportações está montado sobre cinco pilares: maior acesso a mercados internacionais, promoção comercial para consolidar mercados, facilitação de comércio, garantia de financiamentos e aperfeiçoamento dos mecanismos de comércio internacional.
O Plano, segundo o secretário, deve tornar uma política de continuidade a fim de criar um projeto permanente de incentivo ao comércio exterior. "Não adiantaria fazer um Plano Nacional de Exportações agora e esquecer dele quando mudar o contexto da economia. A ideia do PNE é ser uma continuidade da cultura exportadora", avaliou.
Maia explicou que o plano foi desenvolvido ao longo de seis meses e que deve criar a base de uma política de exportações permanente. "Não podemos deixar a bola cair. É importante manter o foco".
Fonte:Valor Econômico/Daniel Buarque
PUBLICIDADE