Três comissões do Senado debaterão, em audiência pública amanhã, próxima terça-feira (6), a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz e a retomada das atividades de pesquisa do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Um incêndio destruiu grande parte da base em 25 de fevereiro. Dois militares morreram na tentativa de conter as chamas. A realização da audiência atende a requerimentos dos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Eduardo Braga (PMDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF).
Foram convidados o ministro da Defesa, Celso Amorim; o almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha do Brasil; Luiz Antonio Elias, secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); e Jefferson Simões, professor do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O incêndio na Estação Comandante Ferraz, atribuída a defeito em um gerador de eletricidade, consumiu a maior parte das instalações da base de pesquisas e resultou na morte do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do sargento Roberto dos Santos.
Em reunião na última quarta-feira (29), a Frente de Apoio ao Proantar comprometeu-se a agilizar, na Câmara dos Deputados e no Senado, a votação da medida provisória a ser editada pela Presidência da República destinando recursos emergenciais à Estação Comandante Ferraz. O dinheiro, calculado em R$ 40 milhões, servirá inicialmente para custear a remoção dos entulhos deixados pelo incêndio.
Os senadores e deputados querem ainda dar início a uma campanha de divulgação do Proantar para que a sociedade conheça o projeto e entenda sua importância.
Fonte: Agência Senado
PUBLICIDADE