O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI) da ANTAQ realizou hoje (18/08) a sua primeira reunião, aberta pelo diretor-geral Fernando Fialho e pelos diretores Tiago Lima e Pedro Brito. Participaram também da reunião superintendentes, gerentes e servidores de todas as áreas que integram o CGTI.
Fialho destacou a importância dos sistemas de informação no relacionamento da autarquia com os regulados. “Nossos sistemas permitem acompanhar, em tempo real, a atividade dos regulados, por meio da coleta de dados on line, que resultam em estatísticas confiáveis, como no Sistema de Desempenho Portuário”, lembrou o diretor-geral.
A analista em TI do Ministério do Planejamento, Joyce Belga, fez, em seguida, uma apresentação do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP), criado em 1994 para planejar, coordenar, organizar, operar, controlar e supervisionar os recursos de informação e informática dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
Belga falou também sobre a importância do Plano Diretor de TI (PDTI), que permite alinhar as soluções de TI ao planejamento geral da atividade da administração pública. “No PDTI da ANTAQ, vocês vão identificar as necessidades da Agência, os serviços e infraestrutura de TI disponíveis, os que precisam ser contratados, as demandas de pessoal especializado etc.”, explicou.
A analista de TI Thaciana Cerqueira, lotada na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da ANTAQ, disse que o primeiro passo deve ser o de apresentar o diagnóstico da situação atual na área de TI, mapeando as demandas dos diversos setores da Agência. “É importante mapear as demandas para estabelecer quais serão atendidas primeiro”, explicou Cerqueira.
Durante a reunião, a chefe da Secretaria de Tecnologia da Informação, Maria Cecília Badauy, apresentou os resultados do PDTI 2011/2012, analisados e aprovados pelos integrantes do CGTI, que analisaram e aprovaram também o Regimento Interno e a composição do Comitê Gestor, o Plano de Trabalho e a composição do grupo responsável pela elaboração do PDTI 2012/2013.
CGTI
Criado em julho pela Portaria Nº 188, de 2011, o CGTI tem por finalidade manter os planos e as ações de TI alinhadas ao planejamento estratégico da Agência, definir e priorizar projetos de desenvolvimento de sistemas de informação, indicar os gestores dos sistemas, entre outras atribuições.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE