Brasília - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, no dia 23 deste mês, operação de compra com remoção simultânea de 60 mil toneladas de milho para abastecimento de criadores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos da região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O produto deve começar a chegar aos municípios atingidos pela estiagem no dia 6 de maio.
Na operação de compra com remoção simultânea, quem vende o milho para a Conab deve fazer a entrega do produto ensacado diretamente nos locais indicados e dentro dos prazos definidos pela Companhia.
PUBLICIDADE
Para o Rio Grande do Norte são previstas 8,7 mil toneladas de milho. O produto será distribuído para os municípios de Açú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Mossoró, Natal (Caiapós e Jerônimo Câmara) e Umarizal.
O grão será vendido a R$ 18,12 a saca de 60 kg, dentro do limite de 3 toneladas por mês para cada adquirente. O enquadramento do beneficiário no programa tem como base o plantel de cada produtor, registrado no Sistema de Cadastro Técnico do Programa de Vendas em Balcão.
A ação faz parte da Operação Especial do Programa de Vendas em Balcão, autorizada pela Portaria Interministerial nº 601, de junho de 2012, e prorrogada até 30 de junho de 2014 pela Portaria Interministerial nº 223, de 20 de março deste ano.
DISTRIBUIÇÃO DO MILHO
O que irá para cada Estado:
CE:13,5 mil toneladas
PI: 9,6 mil toneladas
RN: 8,7 mil toneladas
PE: 7,3 mil toneladas
PB: 7,2 mil toneladas
BA: 6,1 mil toneladas
AL: 3,3 mil toneladas
ES:1,5 mil toneladas
MA: mil toneladas
MG: mil toneladas
SE: 800 toneladas
Municípios contemplados - RN
Assu, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Mossoró, Natal (Caiapós e Jerônimo Câmara) e Umarizal.
Fonte: Conab