Ontem, o Conselho de Administração da Adece aprovou a venda de mais 360 hectares para a siderúrgica cearense
O Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece) autorizou a venda de um terreno de cerca de 360 hectares à Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP), em processo de instalação no município de São Gonçalo do Amarante. Com a nova área, a empresa passa a contar com 600, dos cerca de 900 hectares necessários à implantação do projeto.
Diferentemente da Petrobras, que só começará os trabalhos de instalação da refinaria Premium II, em Caucaia, quando todo o terreno de cerca de dois mil hectares estiver sob sua posse, a CSP está adquirindo a propriedade da área aos poucos. Contando até então com 240 hectares, a empresa já realiza os trabalhos de supressão vegetal e iniciará em junho próximo a etapa de terraplanagem. Para este fase, já possui a Licença de Instalação (LI) expedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Segundo o presidente da Adece, Zuza de Oliveira, ainda será comprado um novo lote de 300 hectares, totalizando os 900, mas que estes terrenos ainda estão sendo regularizados.
"A companhia siderúrgica não está solicitando do governo toda a área às pressas. Ela está adquirindo gradualmente, e tudo está dentro do cronograma". O presidente não precisou, contudo, o valor da venda deste terreno, localizado dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).
A ausência de pressa por parte da CSP também se explica pelo fato de que o empreendimento, anunciado para ser construído com uma capacidade de produção de seis milhões toneladas de placas de aço por ano, irá iniciar com apenas metade desse potencial. Para isso, solicitou a licença para terraplanagem de uma área de 498,62 hectares, cerca da metade do todo.
Uma segunda fase, completando a capacidade total inicialmente programada, ainda está em negociação entre as sócias do empreendimento - a brasileira Vale e as sul-coreanas Dongkuk e Posco.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)/SÉRGIO DE SOUZA
PUBLICIDADE