SÃO PAULO - O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, reduziu suas projeções para as safras de soja, milho e trigo no Estado.
A safra de soja 2014/15, que está sendo plantada, foi estimada em 17,11 milhões de toneladas, cerca de 100 mil toneladas abaixo da projeção do fim de outubro, mas ainda um recorde, com crescimento de 17% ante 2013/14. A redução é justificada por um atraso no plantio, que reduziu o potencial de produção.
Sobre a primeira safra de milho, também praticamente toda semeada, a projeção de colheita foi reduzida em 90 mil toneladas, para 4,55 milhões de toneladas. Se comparada a 2013/14, a estimativa é 16% menor.
A safra 2014 de trigo foi prejudicada por chuvas excessivas no fim de setembro, que trouxeram umidade excessiva para as plantas e reduziram a qualidade do cereal. A estimativa do Deral é que os produtores do Estado colham 3,78 milhões de toneladas de trigo na comparação com as 3,87 milhões de toneladas no relatório de outubro. Mesmo com essa redução, se confirmada, a safra do cereal paranaense será duas vezes maior que a do ciclo anterior.
Fonte: Valor Econômico
PUBLICIDADE