Rio de Janeiro O bilionário Eike Batista chegou a um acordo para comprar a mineradora canadense de ouro Ventana Gold Corp., depois de elevar a proposta inicial que avaliava a companhia em 1,5 bilhão de dólares canadenses (US$ 1,52 bilhão). - A AUX Canada Aquisition Inc., empresa de Eike, vai comprar as ações que ainda não detinha na Ventana por 13,06 dólares canadenses cada, segundo informa em comunicado a mineradora. A aquisição dará a Eike acesso a reservas de ouro, prata e cobre na Colômbia. O empresário, que planeja emitir ações de uma mineradora de carvão na Colômbia, segue o caminho da Anglo American Plc, da BHP Billiton Ltd. e da Xstrata Plc, que buscaram reservas de ouro no país num momento de recordes nas cotações. Carlos Slim, o homem mais rico do mundo de acordo com a revista Forbes, disse na semana passada que quer aumentar os investimentos na Colômbia por causa da política de abrir o mercado do país para o setor de commodities.
A Ventana é dona da mina de La Bodega, que fica a 400 quilômetros a nordeste de Bogotá e tem recursos de cerca de 3,5 milhões de onças de ouro, 19,2 milhões de onças de prata e 84,6 milhões de onças de cobre, segundo o website da companhia. O projeto tem potencial para produzir 301.000 onças de ouro por ano nos primeiros seis anos de atividade. A AUX e a Ventana vão fechar um acordo antes do vencimento da oferta anterior, segundo o comunicado distribuído hoje.
Usiminas
As companhias MMX Mineração e Metálicos, LLX Logística, PortX Operações Portuárias e Usiminas anunciaram ontem contratos definitivos estabelecendo prestação de serviços pela LLX Sudeste Operações Portuárias Ltda., controlada da PortX, à Mineração Usiminas, de serviços de operação portuária no Porto Sudeste, além de arrendamento, pela Usiminas à MMX, da Mina Pau de Vinho. A MMX possui o direito de explorar a mina por 30 anos.
Segundo comunicado, em relação ao primeiro acordo, a LLX Sudeste embarcará minério de ferro da Mineração Usiminas correspondestes a 3 milhões de toneladas em 2012, já em 2013 serão 4 milhões de toneladas. No ano de 2014, serão 8 milhões de toneladas; em 2015, 12 milhões de toneladas e em 2016, 12 milhões de toneladas. Assim, a Mineração Usiminas viabiliza o escoamento para exportação do seu minério de ferro a partir de 2012, e tem opção de renovação do contrato por 1 a 5 anos.
Fonte: DCI
PUBLICIDADE