SÃO PAULO - Com um plano de investimento de mais de R$ 3,5 bilhões em 2016, montante 60% superior ao realizado em 2015, a Braskem mantém sua aposta no setor de Química e Petroquímica no Brasil — categoria em que é a campeã da edição 2016 do anuário “Valor 1000”, cuja cerimônia de entrega acontece nesta noite, em São Paulo.
“Independentemente do cenário político, a Braskem mantém uma sólida política de investimentos — seja no Brasil seja no exterior. Essa dinâmica não mudou nesse cenário”, destacou o presidente da empresa, Fernando Musa. Os recursos já foram ou estão sendo implantados, em investimentos estratégicos ou destinando à manutenção das fábricas da companhia.
PUBLICIDADE
A percepção é que o cenário econômico parou de piorar — e vai cair menos. “Notamos uma pequena recuperação do mercado interno de resinas termoplásticas no segundo trimestre, o que fez a gente rever a previsão de demanda do mercado brasileiro. Em vez de cair 7%, agora a previsão é que a demanda no Brasil por esses produtos recue entre 5% e 6%”, disse o executivo.
Para Musa, a prioridade do governo de Michel Temer deve ser a de retomar o crescimento econômico sustentado. “Independentemente do governo, o Brasil precisa priorizar uma agenda de crescimento econômico para as próximas décadas. Uma agenda que passe pela priorização do setor industrial, que é capaz de gerar maior competitividade para a economia brasileira e ataque os grandes problemas estruturais, como a reforma tributária, legislação trabalhista”, afirmou.
Ao ser questionado se está preocupado com as manifestações populares, disse que não. “Respeitada a integridade física das pessoas e do patrimônio público e privado, a manifestação de opiniões é legítima e natural numa sociedade democrática, em que as pessoas possuem como direito constitucional a liberdade de expressão”, sustentou.
Fonte: Valor Econômico/Fernanda Pires