SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de minério de ferro do Brasil aumentaram 13 por cento em novembro em relação ao mesmo período do ano passado, mas registraram redução de 18 por cento em volumes na comparação com outubro, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta quarta-feira.
Os embarques da principal commodity do Brasil atingiram 24,7 milhões de toneladas no mês passado, gerando uma receita de 2,7 bilhões de dólares, queda de 21,3 por cento na comparação com outubro, mas um crescimento de 176 por cento ante o mesmo mês de 2009, quando o minério valia menos da metade do que custa hoje.
Os preços do minério de ferro, com o novo sistema trimestral de reajuste adotado pela Vale e outras grandes mineradoras do mundo, deram um salto este ano em relação a 2009.
Mas, pelo mesmo sistema de preços baseado nas cotações do "spot", as cotações caíram no quarto trimestre do ano em relação aos preços de exportação mais elevados da história verificados no terceiro trimestre.
A tendência para os preços do minério no próximo trimestre é de valorização, num mercado global apertado e com a forte demanda especialmente da China, segundo especialistas.
O índice de preços do minério da TSI está no maior patamar em mais de 6 meses atualmente.
PETRÓLEO
Já as exportações de petróleo deram um salto de 18 por cento em volume em relação a novembro do ano passado, para 2,6 milhões de toneladas, e cresceram 31 por cento em receita na mesma comparação, para 1,33 bilhão de dólares.
As exportações de novembro em volumes quase dobraram em relação a outubro, quando somaram 1,4 milhão de toneladas.
AÇÚCAR, CAFÉ, MILHO
As exportações de açúcar (bruto e refinado) do Brasil atingiram 3,1 milhões de toneladas em novembro, ficando perto do recorde mensal registrado em setembro deste ano, de 3,3 milhões de toneladas, de acordo com a Secex.
Os embarques de açúcar no mês passado mantiveram o ritmo de crescimento verificado ao longo do ano, diante da forte demanda internacional pelo produto brasileiro, ficando mais de 600 mil toneladas acima do verificado em novembro de 2009.
Em outubro deste ano, as exportações da commodity somaram 2,99 milhões de toneladas.
As exportações de café verde do país também mantiveram a força, somando 2,95 milhões de sacas em novembro, ficando ligeiramente abaixo do recorde histórico de 3,1 milhões de sacas de outubro.
As exportações de milho também foram elevadas, somando 1,82 milhão de toneladas, contra um recorde mensal de setembro de 1,93 milhão de toneladas, e já somam quase 9 milhões de toneladas no acumulado do ano.
A soja, cuja oferta para exportação praticamente já não existe no país, após embarques elevados ao longo do ano, teve fracos embarques de cerca de 300 mil toneladas em novembro, como o esperado
O país chegou a exportar 5,6 milhões de toneladas de soja em maio, quando geralmente ocorrem os maiores embarques mensais brasileiros.
(Fonte: Reuters/Brasil Online/ Roberto Samora)
PUBLICIDADE