A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram nesta terça-feira (21) acordos de cooperação para a promoção de ações conjuntas no exterior.
O objetivo é aumentar a competitividade do agronegócio e a inserção nas cadeias globais de valor, principalmente com a atração de investimentos na área de tecnologia.
PUBLICIDADE
Para o presidente da Embrapa, Celso Moretti, a parceria vai impulsionar a captação de recursos internacionais para financiar a pesquisa brasileira e a sair da dependência do orçamento do Tesouro Nacional.
“Vai permitir o acesso a mercados e investidores, possibilitando a vinda de recursos e investimentos maiores e mais robustos para o Brasil. A parceria vai nos dar musculatura e maior capacidade para buscar esses recursos externos”, disse Moretti.
Para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a iniciativa pode ajudar a melhorar a imagem do agronegócio brasileiro no exterior.
De acordo com a Embrapa, o acordo facilitará a promoção de ações junto à startups que usam tecnologia da empresa, a atração de investimentos para pesquisa e desenvolvimento, o compartilhamento de estruturas das duas instituições no exterior e cooperação e inteligência estratégica em prol do desenvolvimento produtivo do agronegócio.
Um dos acordos prevê cooperação técnica para atração de investimentos na área de inovação. Os objetivos são identificar demandas por tecnologia e oportunidades de empreendimentos no agronegócio nacional e buscar investidores estratégicos dos principais mercados do mundo para direcionar a esses projetos.
Fonte: Valor