Brasília - “Não vamos perder manso. Vamos perder brigando. Depois vamos para a Justiça”, afirmou, ontem, o senador Renato Casagrande, ao ser questionado sobre a discussão em torno da divisão do dinheiro do petróleo de forma igual entre todos os Estados do país, que se estendeu durante a madrugada de hoje, no Senado.
No Congresso, a pauta foi o projeto que cria o Fundo Social e institui o regime de partilha para a exploração do petróleo da camada pré-sal, além do que trata da capitalização da Petrobras. Até o fechamento desta edição, os senadores ainda discutiam as propostas.
Segundo Casagrande, a votação ocorreria na madrugada. “As bancadas capixaba e do Rio vão votar contra o projeto do governo, na tentativa de preservar nossos Estados”.
A discussão se estendeu devido à ideia do senador Pedro Simon (PMDB-RS) de apresentar uma emenda que recoloca o tema do rateio dos royalties da commodity no projeto. O relator da matéria e líder do governo no Senado, Romero Jucá, havia retirado os royalties da proposta para evitar que a campanha eleitoral influenciasse a votação do novo marco regulatório do setor.
Fonte: A Gazeta (Vitória) ES
PUBLICIDADE