De São Paulo - O Projeto Organics Brazil, que incentiva a comercialização no exterior de alimentos e produtos orgânicos fabricados no país, encerrou o primeiro semestre de 2013 com embarques de US$ 37 milhões, realizados por 76 empresas associadas.
O segmento, que vem crescendo ano a ano, deverá registrar uma desaceleração nos embarques neste ano devido à crise financeira da Europa, tal como acontece em outros setores da economia brasileira. De acordo com a consultoria global Organic Monitor, o continente europeu reduziu o ritmo de expansão do consumo de orgânicos nos últimos dois anos a taxas de 3% a 4% (ver matéria ao lado)
Em 2012, o Brasil exportou o equivalente a US$ 129,5 milhões em orgânicos, marca que dificilmente será alcançada neste ano.
De acordo com Ming Liu, coordenador executivo da Organics Brazil, os consultores internacionais acreditam que a demanda do consumidor por alimentos saudáveis e seguros ainda vai beneficiar as commodities de orgânicos brasileiros, como o açúcar, e produtos industrializados como sucos e cereais. Isso porque os Estados Unidos, menos afetados pela crise, continuam na liderança do consumo mundial e estão entre os maiores clientes do Brasil. (BB)
Fonte: Valor Econômico.
PUBLICIDADE