As exportações de grãos da Rússia começaram a perder fôlego após o governo sobretaxar as vendas de trigo para garantir os estoques locais.
Dados oficiais mostram que houve uma desaceleração na semana até o dia 18 de fevereiro e o governo acredita que o ritmo de vendas vá cair ainda mais.
PUBLICIDADE
Desde o dia 1º de fevereiro, as exportações do cereal são sobretaxadas em 35 euros por tonelada. Esta tarifação está prevista até 30 de junho quando acaba a safra atual.
De acordo com o ministério da agricultura russo foram exportadas 23,9 milhões de toneladas de grãos entre o ínicio do ano-safra, em 1º de julho, e o dia 18, 31% mais que no período correspondente de 2013/14. Na semana anterior, essas exportações estavam 31,6% maiores que no período análogo de 2013/14.
O aumento geral das vendas sugere que os exportadores aceleraram os contratos antes que o imposto novo entrasse em vigor.
Do total exportado até o dia 18, 18,69 milhões de toneladas foram de trigo, 3,56 milhões de toneladas de cevada e 1,34 milhão de toneladas de milho.
O governo acredita que as vendas caírão de 2 milhões de toneladas em janeiro para 1,34 milhão de toneladas em fevereiro. Para o ciclo todo, a expectativa de vendas é de 28 milhões a 30 milhões de toneladas.
Fonte: Valor Econômico/Dow Jones Newswires