A nova unidade do grupo Alstom, voltada para a produção de torres de aço utilizadas em parques eólicos, terá como foco o atendimento da região sul da América Latina. Na tarde de ontem, com a presença do governador Tarso Genro, foi inaugurado o mais recente empreendimento da companhia. A planta de torres eólicas do grupo fica localizada ao lado da unidade de transformadores e reatores de energia da Alstom Grid em Canoas, próxima à refinaria Alberto Pasqualini.
O presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa, ressalta a vantagem da posição da fábrica, que facilita a interação logística com países como Argentina, Uruguai e Chile e com mercados promissores como o próprio Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A unidade tem capacidade para produzir até 120 torres de aço ao ano (o complexo não fabricará os aerogeradores, equipamentos que são acoplados nas pontas das torres e que geram energia). O investimento no empreendimento, que propiciará 90 empregos diretos e cerca de 250 indiretos, foi de R$ 30 milhões.
Um dos primeiros clientes da fábrica será a Odebrecht Energia, que irá construir o parque eólico Corredor do Senandes, com 108 MW de capacidade instalada, no município do Rio Grande. A entrega das torres deverá começar a partir de setembro. A Alstom também assinou uma parceria com a Renova Energia. O acordo tem o potencial para implicar aproximadamente € 1 bilhão de em pedidos para a Alstom, através da instalação de pelo menos 1,2 mil MW em projetos (cerca de 30% da demanda média de energia do Rio Grande do Sul). As companhias já firmaram contrato para 513 MW como parte da parceria.
Costa destaca que cerca de um terço do volume de energia de geração nova que está sendo agregado ultimamente no sistema elétrico brasileiro é proveniente da fonte eólica. O dirigente acrescenta que a empresa tem uma perspectiva otimista quanto aos próximos leilões de energia em que a fonte eólica participará e a expectativa é de que a companhia seja fornecedora para novos parques.
O governador Tarso Genro salientou que o empreendimento da Alstom é alinhado a um segmento sustentável dentro da área de energia. Tarso adiantou que o governo gaúcho irá atualizar o seu mapa eólico e elevar a altura das medições, chegando a cem metros, o que aumentará as oportunidades de investimentos em parques eólicos no Rio Grande do Sul.
Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, o Estado conta hoje com 15 parques operando, com capacidade instalada de 460 MW (superado apenas pelo Ceará). Até 2017, mais 1.419,8 MW serão agregados a esse volume devido a parques que serão concluídos e já garantiram a comercialização da produção de energia. Somente para o leilão de energia marcado para o próximo dia 23, foram inscritos 153 projetos eólicos gaúchos, que somam 3.437 MW.
Durante a solenidade de inauguração da planta, Costa também foi questionado sobre o suposto cartel do metrô de São Paulo. O executivo informou que a Alstom está colaborando com as investigações, que são desenvolvidas em caráter sigiloso. O dirigente complementou que o grupo pretende continuar investindo no País, assim como no setor metroferroviário e, inclusive, em projetos de trens de alta velocidade.
Fonte: Jornal do Commercio (POA)/Jefferson Klein
PUBLICIDADE