São Paulo - Começou a funcionar em Alphaville (condomínio residencial e industrial localizado em Barueri, região metropolitana de São Paulo) um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Kemira (multinacional finlandesa centrada em produtos e serviços para o tratamento de água) em conjunto com a VTT (maior instituto de desenvolvimento tecnológico aplicado da Finlândia). Com 2.500 metros quadrados de área (sendo 1.800 m² de laboratório), a instalação terá capacidade de receber até 100 cientistas.
A iniciativa faz parte do SWEET - um projeto de pesquisa conjunto de ambas as companhias centrado em três áreas: reúso de água, tratamento químico da água como apoio ao desenvolvimento sustentável e processamento de biomassa. O SWEET tem um orçamento de 120 milhões de euros. "As atividades industriais relacionadas à água giram cerca de US$ 400 bilhões todos os anos no mundo. Nossa empresa tem 75% de suas operações ligadas a isto atualmente", afirmou no evento de inauguração Harri Kerminen, CEO global da empresa.
A companhia já tem no Brasil clientes como Sabesp, Sanasa e Cedae, e espera ampliar este portfólio a partir da inauguração em Barueri. "O board mundial da Kemira espera que a empresa cresça, em países emergentes como o nosso, pelo menos 7% ao ano", contou o CEO da organização para a América do Sul, Hilton Casas de Almeida. "Somos uma das três maiores companhias do mundo em fornecimento de soluções para saneamento, e nos últimos 5 anos temos crescido continuamente acima de dois dígitos".
Fonte: Diário de Pernambuco (PE)/Alex Ricciardi
PUBLICIDADE