O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou ontem, terça-feira (27/09) da plenária de abertura do 4º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. O evento, que vai até amanhã, 29 de setembro e será uma prévia da Rio +20, conta com patrocínio da Petrobras e é realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
“A Petrobras é uma empresa integrada de energia. Nós atuamos em várias áreas e acreditamos fortemente na ideia de que podemos trabalhar para uma maior eficiência energética“, destacou o presidente Gabrielli durante o evento. Com relação às fontes de energia alternativas, o presidente da Petrobras lembrou que todas são necessárias. Mas alertou que “o tamanho do desafio é muito grande para que pensemos que a saída é uma só“. Segundo o presidente se for somada hoje toda a geração de energia por fontes alternativas chega-se a 0,9% da matriz energética mundial, enquanto a energia gerada por carvão, petróleo e gás natural representa dois terços. “Se as fontes de energia alternativas, como eólica e de ondas, crescerem dez vezes mais rápido do que estão crescendo, nos próximos anos, chegarão a apenas 10% do total gerado”, disse.
Na plenária de abertura, junto com José Sergio Gabrielli e Marina Grossi, estiveram presentes o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, o diretor executivo da ONU para Rio + 20, Brice Lalonde, o subdiretor geral do Ministério do Meio Ambiente da Holanda, Hugo B. von Meijenfeldt, o diretor do World BusineCss Council for Sustainable Development, Peter Paul Van Wijs, a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, e o CEO da Phillips, Marcus Bicudo.
O 4º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável tem como tema "Visão 2050: agenda para uma nova sociedade". O evento está reunindo especialistas do mundo inteiro para tratar de assuntos como economia verde, energia, desenvolvimento humano, consumo, mobilidade, entre outros. Na abertura do evento, a presidente do CEBDS, Marina Grossi, apresentou os temas e os objetivos do Sustentável 2011, entre eles a preparação para o Rio+20 que acontecerá em 2012.
No dia 28, o gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, Luís Fernando Nery, representará o Comitê Brasileiro do Pacto Global na plenária "Perspectivas para a Rio+20". Também estarão presentes o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, coordenador do Ministério das Relações Exteriores para a Rio +20, e Margarita Astralaga, diretora e representante da United Nations Environment Programme(UNEP) para América Latina e Caribe.
No dia 29, a gerente de Programas Sociais da Petrobras, Janice Dias, participará do "Diálogo Multisetorial sobre Erradicação da Pobreza" . O evento também contará com a participação de Brice Lalonde, coordenador executivo da ONU para a Rio+20, e Sachin Joshi, diretor do Centro de Excelência de Desenvolvimento Sustentável da Índia, entre outros.
Fonte: Agência Petrobras
PUBLICIDADE