SÃO PAULO - A Gerdau anunciou a retomada do investimento de R$ 1,75 bilhão para instalação de um laminador de chapas grossas na unidade da companhia em Ouro Branco (MG), conhecida como Açominas. O aporte havia sido suspenso em razão da queda de demanda resultante da crise financeira internacional.
O investimento, que faz parte de um plano global da ordem de R$ 6,3 bilhões, marcará o início da produção de aços planos pela Gerdau no Brasil. A empresa informou ter enviado, neste mês, cartas-convite com as especificações técnicas do equipamento para potenciais fornecedores do Brasil e do exterior.
"O mercado brasileiro está apresentando gradual retomada da demanda por aço e as expectativas para os próximos anos são muito positivas, o que nos levou a decidir pela ampliação da nossa linha de produtos no Brasil, com o início da produção de chapas grossas", disse em nota o diretor-presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter.
De acordo com a empresa, o laminador terá capacidade de produzir 1 milhão de toneladas de chapas grossas por ano, com possibilidade de futuras expansões. A entrada em operação está programada para o final de 2012.
A Gerdau lembrou ainda que a produção da usina terá como principal destino o mercado interno, especialmente para o setor petrolífero, indústria naval, construção civil equipamentos pesados. O excedente da produção deverá ser exportado para os países da América Latina. (Fonte: Valor)
PUBLICIDADE