A Gerdau, maior grupo siderúrgico brasileiro, vai aumentar o preço do aço no Brasil e fora do país nas próximas semanas. Esse será o primeiro reajuste de preços depois de um ano e meio, período de baixa demanda internacional da qual o setor siderúrgico indica recuperação apenas agora.
A demanda por aço no mundo, excluída a China, cresceu 33% no primeiro trimestre, alcançando a marca de 184 milhões de toneladas. A China produziu no período 158 milhões de toneladas.
O aumento de preço ora anunciado pela Gerdau deverá alcançar vários produtos, entre os quais os vergalhões, item de intenso uso na indústria da construção civil.
O anúncio da Gerdau é o primeiro sinal concreto de que a retração da demanda em alguns mercados abastecidos pela companhia dá sinais de retomada.
A má notícia começou a chegar aos clientes agora, mas a direção da siderúrgica não quis antecipar ontem qual o aumento médio que aplicará aos produtos.
Balanço
O balanço financeiro do primeiro trimestre de 2010 ajuda a entender por que a Gerdau decidiu aumentar preços. A siderúrgica produziu 4,4 milhões de toneladas de aço bruto de janeiro a março deste ano, 71% a mais ante igual período de 2009. Avanços tão robustos deram, entretanto, um volume de receitas apenas 6% maior -o real valorizado explica esse efeito.
(Fonte: Folha de S.Paulo/AGNALDO BRITO/DA REPORTAGEM LOCAL)
PUBLICIDADE