A venda da mina de cobre Las Bambas no Peru pela Glencore Xstrata para um consórcio chinês avançou um pouco mais, com os acionistas da MMG, uma subsidiária do grupo China Minmetals, listada em Hong Kong, tendo aprovado ontem o acordo.
A MMG deverá assumir o projeto no Peru antes do fim de setembro, segundo acordo de US$ 5,85 bilhões assinado por ela e seus sócios, em abril, para comprar a mina da Glencore Xstrata. O consórcio liderado pela MMG também vai pagar a Glencore pelos gastos no projeto neste ano até o ponto em que o acordo for concretizado.
PUBLICIDADE
O projeto Las Bambas deverá ser uma das maiores minas de cobre do mundo quando começar a funcionar em 2015, como produção anual equivalente ao dobro do cobre que a MMG produz atualmente. Andrew Michelmore, executivo-chefe da MMG, disse que o acordo vai transformar a empresa.
A China é atualmente a maior consumidora de cobre do mundo e a maioria da produção em Las Bambas vai ser vendida à Minmetals. A MMG vai deter 62,5% do projeto juntamente com a Guoxin International Investment e a Citic Metal.
A Glencore Xstrata informou que a venda da mina vai permitir o pagamento de dívidas, a busca por outros possíveis investimentos ou a devolução do dinheiro aos acionistas. O projeto, em que a mina foi desenvolvida desde o zero, foi herdado pela Glencore com a compra da Xstrata em 2013.
Fonte:Valor Econômico/James Wilson | Financial Times