Goiás se prepara para iniciar o plantio da safra de verão, com a expectativa de atingir uma produção recorde de 20 milhões de toneladas de grãos, liderada pelo crescimento da soja, disse o presidente da federação que reúne os produtores do Estado.
No ciclo anterior, o Estado produziu 18,6 milhões de toneladas de grãos.
"Em cinco anos, a produção aumentou quase 50 por cento, enquanto a área cresceu 22 por cento... Isso é produtividade, e foi capitaneada pela soja", disse José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
A federação apresentou nesta segunda-feira suas estimativas para a safra de grãos do Estado neste ano. A previsão para os grãos inclui soja, milho, feijão, trigo, sorgo, algodão e arroz.
A Faeg estima aumento de 7,8 por cento na área cultivada com soja na atual temporada 2012/13, para 2,85 milhões de hectares, e de 10,5 por cento na produção, para 9,1 milhões de toneladas.
"A agropecuária é dos setores que mais tem absorvido novas tecnologias... trazendo mais produtividade", observou.
Goiás é o quarto maior produtor da oleaginosa no país, atrás de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.
Para o milho, a federação vê queda na safra de verão do milho que deve ceder área para a soja, mas aponta incremento no cultivo da segunda safra.
Schreiner explicou que além de ocupar áreas que seriam destinadas ao milho na primeira safra, a soja vem ocupando pastagens degradadas no Estado. Ele vê incrementos, sobretudo, no médio-norte goiano e no vale do Araguaia.
Segundo ele, os produtores do Estado já estão com tudo preparado para iniciar o plantio, depois do fim do vazio sanitário nesta segunda-feira.
Vazio sanitário é período em que o plantio da soja fica proibido para evitar a propagação do fungo da ferrugem.
"Está tudo pronto para começar, só aguardando novas precipitações para começar", afirmou ele, acrescentando que uma vez iniciado, o cultivo ganha força rapidamente, por conta do maquinário que permite aproveitar as janelas de plantio.
Fonte: Reuters / Fabíola Gomes
PUBLICIDADE