O governo dos Estados Unidos estuda conceder empréstimo ao setor de petróleo, afetado pelo colapso dos preços do petróleo, disse o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, neste domingo.
É uma opção que a Casa Branca "está estudando de perto" com o secretário de energia, disse Mnuchin, em entrevista à Fox News, e descartou "um resgate financeiro que beneficia os acionistas".
PUBLICIDADE
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira que pediu ao seu gabinete que estude um plano de ajuda de emergência para o setor de petróleo e gás.
Com medidas de confinamento em vigor para conter a disseminação da Covid-19, tanto o transporte quanto as fábricas foram interrompidos em todo o mundo e a demanda por energia caiu.
Na segunda-feira, em meio a uma agitada liquidação do mercado devido à falta de espaço para armazenar a commodity, o contrato para junho do petróleo leve americano caiu para um terreno negativo de US$ 37,63 por barril, em uma situação sem precedentes para o mercado. O Brent, por sua vez, caiu para o patamar mais baixo em duas décadas.
Perguntado na sexta-feira, durante um briefing na Casa Branca, sobre a possibilidade de o governo dos EUA se tornar parte de empresas de energia em troca de ajuda financeira, o secretário do Tesouro respondeu que era uma das alternativas em estudo.
Fonte: O Globo