BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse nesta quarta-feira a 10 novos ministros, que substituem os que estão se desligando de suas atividades no governo federal para disputar cargos eletivos este ano. A cerimônia ocorreu pela manhã na Sala Brasília do Palácio Itamaraty, em Brasília (DF).
Sete dos cargos serão ocupados pelos atuais secretários-executivos. São eles:
Casa Civil - Erenice Alves Guerra é a nova titular da pasta dirigida pela ministra Dilma Rousseff. Formada em Direito, com especialização em Direito Sanitário e Segurança Pública, Erenice também atua no Conselho de Administração da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e no Conselho Fiscal do BNDES. A nova ministra já foi conselheira fiscal da Petrobras, consultora jurídica do Ministério de Minas e Energia, assessora jurídica na Câmara dos Deputados, e consultora da Unesco, entre outras atribuições.
Ministério da Integração Nacional - João Reis Santana Filho é o substituto do ministro Geddel Vieira Lima. Santana já foi secretário de Infraestrutura Hídrica no Ministério da Integração. Também já atuou como secretário de Serviços Públicos e de Saúde na Bahia. No estado, foi superintendente do INSS, presidente da companhia de Habitação e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento.
Ministério dos Transportes - Paulo Sérgio Oliveira Passos fica no lugar do ministro Alfredo do Nascimento. Formado em Economia, Paulo iniciou sua carreira no Ministério dos Transportes em 1973, onde ocupou diversos cargos e foi Ministro por um ano, entre 2006 e 2007. Também exerceu atividades no Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão, no Ministério do Bem-Estar Social e na Câmara dos Deputados. Foi membro do Conselho Nacional de Seguridade Social e dos Conselhos de Administração e Fiscal de diversas empresas do setor de transportes, tais como Companhia Docas do Estado de São Paulo, Docas do Rio de Janeiro, Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Rede Ferroviária Federal S.A., entre outras.
Ministério de Minas e Energia - O novo titular da pasta é Márcio Pereira Zimmermann, que fica no lugar de Edison Lobão. Engenheiro eletricista com mestrado em Engenharia Elétrica, Zimmermann é funcionário da Eletrosul desde 1980, onde exerceu vários cargos, tais como o de diretor de Produção e Comercialização. Também trabalhou em Itaipu, foi diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), diretor de Engenharia da Eletrobrás. No Ministério de Minas e Energia, também foi secretário de Planejamento. Atualmente, é presidente do Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética, do Conselho do Operador Nacional do Sistema e membro do Conselho de Furnas Centrais Elétricas.
Ministério do Meio Ambiente - A nova ministra é Izabella Mônica Vieira Teixeira, que entra no lugar de Carlos Minc. Bióloga com mestrado em Planejamento Energético e doutorado em Planejamento Ambiental, Izabella é funcionária de carreira do Ibama desde 1984. Também foi subsecretária de Estado do Meio Ambiente da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro de 2007 a 2008. Exerceu a condução e a gerência executiva de projetos e programas ambientais de programas de cooperação internacional, tais como PPG-7, PNMA, PDBG e PMACI.
Ministério da Previdência Social - Carlos Eduardo Gabas substitui o atual ministro José Barroso Pimentel. Pós-graduado em Gestão de Sistemas de Seguridade Social, Gabas é servidor de carreira do INSS desde 1986. Em 2003 foi Superintendente Estadual do INSS em São Paulo. Em 2005, assumiu a Secretaria-Executiva do Ministério da Previdência Social, cargo que ocupou até esta data. Gabas participou da elaboração de diversos projetos para o setor, tais como o do Nexo Técnico Epidemiológico e o da criação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Eloi Ferreira de Araújo fica no lugar do ministro Edson Santos. O novo ministro assumiu a Secretaria Adjunta da Seppir em 2008, ocasião em que representou o governo federal em diversos seminários nacionais e internacionais de políticas afirmativas. Também foi chefe de gabinete na Câmara dos Deputados e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Eloi é graduado em Zootecnia e Direito, com mestrado em Engenharia de Transporte.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - O ministro Patrus Ananias foi substituído pela ex-secretária-executiva Márcia Lopes.
No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o novo titular é o atual presidente da Conab, Wagner Rossi.
No Ministério das Comunicações, Hélio Costa dá lugar ao seu chefe de gabinete, José Artur Filardi Leite.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Márcia Helena Carvalho Lopes é a nova titular da pasta, no lugar do ministro Patrus Ananias. Assistente social há 30 anos, Márcia é mestre em Políticas Sociais e especialista na área de criança e adolescente. Em 2004, passou a integrar o governo federal como secretária Nacional de Assistência Social do MDS. Em 2005 foi secretária executiva do Ministério, cargo que ocupou até janeiro de 2008. A nova ministra também foi vereadora, secretária municipal de Assistência Social e presidente do primeiro Conselho Municipal de Assistência Social implantado no Paraná. Por duas gestões, foi membro do Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná, onde exerceu também a vice-presidência.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Wagner Gonçalves Rossi fica no lugar do atual ministro, Reinhold Stephanes. Graduado em Direito e Administração de Empresas, com especialização em Economia e Educação, Rossi presidia desde 2007 a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura. O novo ministro foi, por quatro vezes, secretário no governo do estado de São Paulo, nas áreas de Esportes e Turismo, Educação, Infraestrutura Viária e Transporte. Atuou também como presidente da Companhia das Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Rossi foi parlamentar por cinco legislaturas até 2002 e professor universitário, entre outras atribuições.
Ministério das Comunicações - José Artur Filardi Leite é o novo titular da pasta, substituindo Hélio Costa. Graduado em Administração de Empresas e Direito, foi assessor parlamentar do Senado Federal, secretário de Administração de Recursos Humanos e de Governo da Prefeitura de Barbacena, juiz classista do TRT da 3ª Região como representante dos empregados na Vara do Trabalho de Barbacena.
Fonte:
PUBLICIDADE