Processo reflete a política do grupo de valorização de seus funcionários
O Grupo André Maggi, maior trading de capital nacional, com faturamento superior a US$ 3 bilhões no ano passado, anunciou nesta quinta, dia 31, a saída do presidente Pedro Jacyr Bongiolo. Ele passa a ser presidente do Conselho de Administração do grupo, cargo atualmente ocupado por Lúcia Borges Maggi, viúva do empresário André Antonio Maggi, que fundou a empresa no final dos anos 1970, em São Miguel do Iguaçu (PR).
Lúcia, que é mãe do senador Blairo Maggi, continuará como conselheira do grupo. O grupo buscou soluções domésticas na sua reestruturação. No lugar de Pedro Jacyr, que entrou na empresa em 1978 como auxiliar de escritório e estava na presidência desde 2002, assume Waldemir Ival Loto, atual diretor-superintendente da Amaggi Exportação e Importação Ltda e funcionário do grupo desde 1989.
A superintendência da Amaggi, braço exportador do grupo, será ocupada por Judiney Carvalho de Souza, que está na empresa desde 1987. Pedro Jacyr afirmou que a reestruturação faz parte do processo de profissionalização da gestão do grupo, iniciada a partir do afastamento do senador Blairo Maggi, que deixou a empresa para se candidatar ao governo de Mato Grosso. Ele explica que a saída de Lúcia Maggi do conselho de administração é a consolidação desse processo.
A solução doméstica na reestruturação, diz ele, reflete a política do grupo de valorização de seus funcionários. O executivo afirma que embora não seja uma empresa de capital aberto, o grupo optou por anunciar as mudanças ao mercado "em nome das boas práticas de governança". Ele diz que haverá um processo de transição e que só deve deixar a presidência para assumir o conselho no final deste ano.
– Meu papel no conselho será traçar as estratégias, vislumbrando oportunidades de investimento no Brasil e no exterior – diz Jacyr.
O representante do grupo lembrou que no ano passado o grupo abriu escritório em Roterdã (Holanda) e adquiriu o controle acionário da empresa da norueguesa Denofa S/A. No mês passado, o grupo abriu um escritório na Argentina.
O Grupo André Maggi é composto por quatro divisões de negócios e atua na produção agrícola e de sementes de soja, originação, processamento e comercialização de grãos, fertilizantes e defensivos, energia, terminais portuários e transporte fluvial.
Pedro Jacyr diz que na área de energia o grupo inaugurou uma central hidrelétrica (PCH) e tem mais duas em construção. Na área agrícola a meta é crescer 10% ao ano nos próximos cinco anos. Ele diz que os planos são de crescimento expressivo também na área de atuação da trading.
Fonte: AGÊNCIA ESTADO/Agência Estado
PUBLICIDADE