SÃO PAULO – A Hyundai realizou nesta sexta-feira a cerimônia de lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras da fábrica de maquinário pesado de construção que está erguendo em Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro.
Os investimentos na unidade são estimados em US$ 150 milhões, com conclusão prevista para o fim de 2012. A Hyundai Heavy Industries – braço de indústria pesada do grupo sul-coreano – tem como sócia no projeto a Brasil Máquinas (BMC), distribuidora brasileira de bens de capital – dona de 25% do empreendimento.
A meta é produzir anualmente até cinco mil máquinas para construção pesada, como retroescavadeiras e carregadeiras. A BMC será responsável pela comercialização dos equipamentos. Aproximadamente 60% da produção atenderá ao mercado brasileiro e o restante será destinado a outros mercados na América Latina.
O evento de lançamento da pedra fundamental conta com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Ypê, além de representantes das empresas envolvidas, incluindo Jai-Seong Lee, presidente da Hyundai Heavy Industries.
A fábrica será a primeira da Hyundai Heavy Industries fora da Ásia. A empresa planeja trazer fornecedores sul-coreanos à região, assim como desenvolver fornecedores locais, para garantir o índice mínimo de nacionalização de 60% nas máquinas produzidas. Essa é uma das condições para se ter acesso às linhas de crédito com taxas de juros mais vantajosas do BNDES.
(Eduardo Laguna | Valor Econômico)
PUBLICIDADE