Programada para ter sua construção iniciada em 2011, a Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU) já enfrenta rejeição por parte de algumas entidades antes mesmo de o processo de licenciamento efetivamente ter iniciado.
O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) realiza, amanhã, às 14 horas, na sede do órgão, a primeira de uma série de reuniões dos grupos de temáticos de trabalho (GT) para discutir a implantação da usina. A reunião de amanhã será do grupo da água. A reunião é fechada e participam várias secretarias estaduais, prefeituras de Anchieta, Guarapari, Piúma, Alfredo Chaves e Iconha e representante da população.
Foram criados grupos temáticos sobre água, desenvolvimento econômico, ar e outras questões. Os grupos deverão se reunir pelo menos três vezes antes do encaminhamento dos relatórios referentes aos debates. Depois será a vez da realização das audiências públicas.
Somente depois disso é que o Iema terá dados suficientes para analisar mais detalhadamente o projeto da siderúrgica. A CSU é uma proposta da Vale de construir uma siderúrgica em Ubu. A empresa busca parceiros para o empreendimento onde pretende produzir 5 milhões de toneladas por ano.(Fonte: A Gazeta/Vitória,ES)/Denise Zandonadi)
PUBLICIDADE