Dois dos principais motivos que levaram a Vallourem Mannesmmann e a Sumitomo a escolherem Jeceaba para a instalação da planta industrial foram a proximidade do município com a mina Pau Branco, jazida de minério de ferro que pertence ao grupo VSB, e sua localização estratégica, com fácil acesso rodoviário e ferrovário aos portos do Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Vitória (ES).
Os tubos de aço sem costura produzidos pela usina têm diversas utilidades, mas serão desenvolvidos exclusivamente para o setor energético, em especial para a indústria petrolífera. A siderúrgica pretende exportar sua produção. A capacidade da usina será de 1 milhão de toneladas de aço bruto ao ano e de 600 mil toneladas de tubos ao ano.
empregos. Deverão ser gerados 1,5 mil empregos diretos após a instalação da unidade. No momento, 7 mil pessoas estão empregadas nas obras de construção. As obras foram iniciadas em 2007, e o complexo deverá entrar em operação ainda neste ano. O investimento total é de US$ 1,6 bilhão.
A VSB também vai restaurar a vegetação de uma área próxima à usina. Batizado de Centro de Referência em Revegetação da Mata Atlântica, o projeto ocupará 5 milhões de metros quadrados. Os moradores da região poderão participar de programas de educação ambiental. De acordo com a empresa, o Centro não faz parte das contrapartidas ambientais exigidas pelo Ministério do Meio Ambiente para a construção da usina.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Fábio Ferreira)
PUBLICIDADE