Lula quer dar benefício fiscal para siderúrgicas
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá enviar ao Congresso em 2010 um projeto de lei que prevê a criação de benefícios fiscais para a implantação de usinas siderúrgicas no país.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o objetivo da medida é reduzir a exportação de minério de ferro bruto, uma bandeira de Lula e um dos motivos das desavenças entre o presidente e o comando da mineradora Vale no ano passado.
Lobão também afirma que o Brasil não pode ficar “refém dos humores” do Meio Ambiente. Caso contrário, vai enfrentar “dificuldades” no futuro na área energética.
Segundo Lobão, essas dificuldades não serão de falta de energia, mas da necessidade de o consumidor pagar por uma energia “mais cara e poluente” das termelétricas. Elas terão de ser acionadas se as usinas hidrelétricas em construção sofrerem grandes atrasos.
O ministro volta a repetir que o apagão ocorrido no país no início de novembro passado, que afetou 18 Estados mais o Distrito Federal, deveu-se a “fenômenos atmosféricos adversos” e afirma: “Eu quase diria que estou torcendo para que haja uma falha técnica, para que ela possa ser corrigida daqui para a frente. Mas até agora não apareceu”.
"O Brasil não pode se tornar refém dos ambientalistas e o consumidor pagar por uma energia mais cara e poluente das termelétricas”Edison Lobão , ministro de Energia (Fonte: A Gazeta/Vitória,ES)