O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou o crescimento de 1,5% do PIB no segundo trimestre deste ano, destacando a qualidade do resultado, que embute expressivo investimento na capacidade de produção do país. “Estamos caminhando para um bom desempenho da formação bruta de capital fixo, que significa a compra de máquinas e equipamentos e material agrícola. Significa que a indústria está se modernizando e vai aumentar a produtividade. A indústria brasileira está se recuperando”, resumiu o ministro.
De acordo com o resultado divulgado hoje pelo IBGE, a agropecuária foi o setor com melhor desempenho no período, crescimento de 3,9%, seguida pela indústria, que cresceu 2%, e pelo setor de serviços, com alta de 0,8%.
Na indústria de transformação, Mantega destacou o bom desempenho da construção civil (3,8%). “Então, foi um bom crescimento o da construção civil. Do ponto de vista da demanda, o consumo das famílias cresceu 0,3%, que é um crescimento moderado. O crescimento é moderado, mas é melhor do que o do primeiro trimestre e melhor também na performance histórica.”
Mantega lembrou que, no segundo semestre do ano passado, o país apresentava expansão razoável. Este ano, ele espera crescimento moderado, mas, para o ano que vem, projeta expansão de 4%. “O fundo do poço foi superado e, daqui para a frente, a trajetória será de crescimento, de modo que poderemos voltar às taxas de crescimento que já tivemos”, disse o ministro, otimista.
Fonte:Monitor Mercantil
PUBLICIDADE