SÃO PAULO - O minério de ferro caiu 2,1% nesta segunda-feira, com preocupações com as compras das siderúrgicas chinesas, e foi negociado a US$ 61,20 por tonelada. O valor é do minério com teor de concentração de 62% de ferro.
Dados da Administração Geral da Alfândega da China mostram uma queda de 10% nas importações de minério de ferro do país em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
PUBLICIDADE
A queda não foi vista como surpresa entre analistas, que já vinham citando nas últimas semanas preocupações com a desaceleração da demanda das siderúrgicas chinesas pela matéria-prima do aço.
Analistas do BTG Pactual afirmam hoje em nota a clientes que diversas usinas chinesas anteciparam paradas de manutenção neste ano, aproveitando o momento de redução da demanda por aço no país.
Por isso, eles acreditam que o sazonal movimento de reposição de estoques de minério de ferro na China no início do ano está atrasado neste ano.
As siderúrgicas costumam elevar seus estoques na véspera do feriado de Ano Novo do país, o que não aconteceu nas últimas semanas. Os estoques da commodity nos portos chineses já caíram 3 milhões de toneladas desde o início deste ano, para 99 milhões de toneladas atualmente, diz o BTG.
Os analistas afirmam que têm poucas esperanças de que essa situação mude nas próximas semanas, antes do feriado chinês, que será de 18 a 24 de fevereiro. Eles também não veem razões para recuperação do preço do minério de ferro no curto prazo.
Fonte: Valor Econômico/ Olivia Alonso