O preço do minério de ferro subiu nesta terça-feira para US$ 105,50 a tonelada, depois de começar semana em queda em relação à sexta-feira. O desempenho confirmando a volatilidade que domina o mercado por causa das expectativas de retração da economia chinesa. A cotação da commodity é referida ao Platts Iron Ore IODEX (Platts IODEX), com referência de minério com teor básico de ferro de 62%.
O preço do minério de ferro no mercado transoceânico de minério destinado ao mercado asiático é referido a três índices: o índice americano Platts IODEX, com referência ao minério com teor básico de 62% de ferro; o TSI (The Steel Index), do Grupo Steel Business Breifing [também com referência ao minério com teor básico de 62% de ferro], usado pela Bloomberg; e o índice MBIO, do Metal Bulletin.
A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, usa o índice Platts IODEX/62% desde que passou a para fixar seu preço desde 2009, quando abandonou o sistema de precificação benchmark, baseado num acordo anual de preços entre mineradoras e siderúrgicas. Após a crise de 2008, a Vale criou um sistema de precificação próprio trimestral, conhecido como IODEX, baseado no Platts IODEX, referido ao spot chinês.
Atualmente, com a crise nos países desenvolvidos, 80% das vendas da Vale para a China são feitas com base na cotação do mercado livre local.
Fonte: Valor / Vera Saavedra Durão
PUBLICIDADE