Os ministros Edinho Araújo (Portos) e Kátia Abreu (Agricultura) apresentaram um balanço positivo sobre o sistema de agendamento de caminhões para transporte de safra agrícola.
“Até o momento, 97% dos caminhões estão chegando aos portos no horário combinado, o que atesta o bom funcionamento do sistema neste início de safra”, afirmou o ministro Edinho Araújo.
Segundo dados da sala de situação, responsável por monitorar o agendamento, o tempo médio de espera dos caminhões em pátios autorizados é de oito a nove horas.
“Para se ter uma ideia da evolução do processo, em 2013 o tempo médio de espera era de dois a três dias”, explicou o ministro.
Os bons resultados iniciais do sistema de agendamento deixaram o ministro Edinho Araújo otimista em relação ao pico da safra, que ocorre a partir do mês de abril. “Estamos sem filas, nem incidentes, e isso deve-se à colaboração de todos os atores envolvidos na operação”, destacou.
O sistema foi implantado em fevereiro, numa parceria entre os ministérios de Portos, Transportes, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio de prefeituras e governos estaduais.
Fonte:Secretaria de Portos do Brasil
PUBLICIDADE