A Nippon Steel anunciou nesta quinta-feira (28) que projeta um prejuízo líquido anual - o primeiro em sete anos - diante da crise no mercado de construção em meio à mais longa recessão do Japão desde a Segunda Guerra Mundial.
Há poucos sinais de que o mercado de aço para construção do Japão vai melhorar, uma vez que a economia do país segue arrastada e o gasto público apertado. A construção de prédios caiu pela metade, o início de construção de casas registra tombo de 25% e os preços de vigas de aço para estruturas metálicas está próximo do menor nível em seis anos.
O vice-presidente-executivo da segunda maior siderúrgica do mundo, Shinichi Taniguchi, afirmou que uma consolidação nos negócios domésticos de aço para construção civil da Nippon Steel fará parte da estratégia de médio prazo do grupo. Ele não citou detalhes.
A companhia informou que está negociando com a indiana Tata Steel para formar uma joint-venture de aço para a indústria automotiva ao redor de 2012 para atender o mercado indiano.
A Nippon Steel, que está atrás da ArcelorMittal e compete contra a chinesa Baoshan Steel e a sul-coreana Posco na Ásia, reviu sua estimativa de desempenho anual para prejuízo líquido de 15 bilhões de ienes (US$ 166 milhões), mesmo depois de ter registrado o primeiro lucro trimestral em um ano.
A previsão de prejuízo líquido da Nippon Steel - a empresa tinha divulgado anteriormente que fecharia no equilíbrio financeiro - contrasta com uma estimativa média do mercado de um lucro de 11,4 bilhões de ienes. A empresa apurou lucro líquido de 155,8 bilhões de ienes no ano fiscal de 2008/2009.
A empresa divulgou que está sendo afetada por aumento de preços de sucata, petróleo, ligas e outras matérias-primas uma vez que as siderúrgicas asiáticas ampliaram produção de aço para atender à demanda.
A companhia divulgou lucro líquido de 25,94 bilhões de ienes para o trimestre de outubro a dezembro contra ganho de 50,44 bilhões de ienes um ano antes.(Fonte: (Fonte: Brasil Econômico - Por Reuters))
PUBLICIDADE