A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) decidiu manter o cronograma e elevar a produção da commodity em 400 mil barris por dia em março, após a conclusão da 25ª reunião ministerial, realizada nesta quarta-feira (04) por videoconferência. Segundo o cartel, a decisão reflete os fundamentos atuais do mercado de petróleo e o consenso dos países sobre as perspectivas.
O plano de ajuste mensal da produção, com o aumento gradual de 400 mil barris diários de petróleo, vem sendo mantido desde a reunião de abril de 2020, endossado em reuniões subsequentes. Em comunicado, a Opep+ reitera a importância de adesão dos países-membros ao mecanismo de compensação, em meio à previsão de ajuste até o fim de junho deste ano.
PUBLICIDADE
Para o economista de commodities da Capital Economics, Edward Gardner, a decisão da Opep+ não surpreendeu, pois o cartel seguiu rigidamente a abordagem desde que ela foi acordada, mesmo em dezembro, quando os preços do petróleo caíram após o surgimento da variante ômicron do coronavírus. “Os preços mais do que se recuperaram desde dezembro e pouco mudaram com as notícias de hoje”, observa.
Fonte: Valor