Batizado com o nome de Girassol, o veículo é composto basicamente por um bote inflável, um motor elétrico e um painel que armazena a energia do sol; invenção está exposta no Espaço Ciência
Você já imaginou um barco que não polui, não faz barulho e não necessita de combustíveis para andar? Este conceito aliado com a criatividade foi aplicado por um pernambucano que criou o primeiro barco do Estado movido à energia solar.
A invenção é um trabalho de quase um ano de pesquisa de Josué Cipriano de Oliveira.
Batizado com o nome de Girassol, o veículo é composto basicamente por um bote inflável, um motor elétrico e um painel que armazena a energia do sol.
“Sempre gostei de ecologia, e também sempre fui apaixonado por tecnologia. Aí veio a oportunidade de reunir as duas coisas nesse invento”, diz o inventor.
Com a ajuda de uma bateria de caminhão de 12 volts, o barco desliza silenciosamente pela água e o resto fica por conta dos raios solares. Uma atitude ecologicamente correta, ou seja, sem risco nenhum de haver vazamento de gasolina ou óleo diesel nos rios ou no mar.
“Seria o ponto de partida para fazer com que outras pessoas também entrem nessa tecnologia, porque é viável. É economicamente viável e investir em ecologia é um bom negócio”, garante Josué.
O barco está exposto no Espaço Ciência, em Olinda. Quem visita o local, além de conferir de perto a invenção, tem a oportunidade também de dar uma voltinha no veículo, que tem capacidade para duas pessoas, além do piloto.
Alunos de uma escola particular de Vitória de Santo Antão visitaram o museu, e ficaram encantados com a novidade. “Muito interessante, porque ele é movido à energia solar e a maioria dos barcos é movida a combustível óleo, que polui o meio ambiente”, conta o estudante Gabriel Vinícius de Medeiros, de 11 anos.
Para a coordenadora pedagógica Teresa Amélia Oliveira, é importante que as crianças conheçam mais as energias limpas. “E a energia solar é uma das energias mais limpas que nós tempos. Espero que as outras escolas tenham a mesma intenção, e oportunizem também os seus alunos a conhecerem o que nós temos de melhor, a energia limpa”, afirma.
O barco foi criado com pouco menos de R$ 10 mil. A invenção deu certo e o criador já pensa em construir algo maior. “Pode ser utilizado em parques, por exemplo, no zoológico de Dois Irmãos, que é necessário que se utilize equipamentos dessa natureza, por que é uma área ecológica. Como também o monitoramento das barragens do Estado. É um barco realmente que cumpre sua função de não poluir”, diz Josué.
O barco Girassol está em exposição, no Espaço Ciência, em Olinda, até a próxima sexta-feira (10). A entrada é de graça. De lá, ele segue para a cidade de Ipojuca, na Região Metropolitana.
Fonte: pe360graus.com
PUBLICIDADE