A Petrobras e a MAN assinaram, nesta quarta-feira (14), um memorando de parceria para o desenvolvimento de projetos no campo de combustíveis e combustão em motores de veículos pesados. De acordo com a estatal, a parceria visa unir sua experiência no desenvolvimento de combustíveis à da MAN em motores a combustão para o estudo em conjunto de tecnologias.
As equipes das empresas também trabalharão, por exemplo, para criar um modelo de cálculo do fenômeno da combustão, tendo como base as propriedades físico-químicas dos combustíveis brasileiros. Um dos objetivos é desenvolver combustíveis e motores capazes de atender às demandas de uma mobilidade sustentável, sendo mais eficientes e, como resultado principal, com menor emissão de poluentes.
Com a entrada de tecnologias automotivas para o segmento de veículos pesados no País, em especial o uso de sistema de pós-tratamento dos gases de escapamento, e sendo o combustível nacional disponibilizado em diferentes teores de enxofre, a Petrobras diz considerar muito importante estudar o desempenho de seus produtos nestas novas tecnologias. “Com a obrigatoriedade da redução do teor de enxofre para 50 ppm em 2012 e 10 ppm em 2013, a parceria com a MAN será fundamental para estudos desse novo cenário no Brasil”, afirma a empresa.
Fonte: Jornal do Commercio/RJ
PUBLICIDADE