A Petrobras informou nesta terça-feira que o incêndio que aconteceu na tarde da última segunda-feira na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na região metropolitana do Rio, obrigou à redução temporária em 50% da capacidade de processamento de petróleo da unidade.
A Petrobras não sabe ainda quando a refinaria retomará sua operação normal.
PUBLICIDADE
Em nota, a estatal afirmou que “não haverá impacto no atendimento ao mercado”, uma vez que a Reduc tem produtos armazenados para entrega.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a retração na economia vem provocando forte queda no consumo de combustíveis, deixando elevados os estoques de produtos tanto na Petrobras quanto nas distribuidoras e postos.
A redução da operação foi necessária porque cerca da metade do petróleo processado na Reduc -- cerca de 18,5 bilhões de litros diários -- passa pela unidade de destilação que pegou fogo.
“A refinaria irá operar com carga reduzida até que a unidade retorne à operação”, explicou a estatal.
Imposto: Alerj aprova alíquota de 3% de ICMS para importação de plataformas e equipamentos no setor de óleo e gás
A Reduc é uma das maiores refinarias do Brasil em capacidade instalada de refino de petróleo, com cerca de 239 mil barris por dia, produzindo vários combustíveis, como óleo diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), e asfalto, entre outros.
O incêndio na refinaria fluminense não teve vítimas, e as outras unidades da Reduc não foram atingidas. A ocorrência na unidade de destilação U-1210 foi causada por um vazamento em equipamento que bombeia óleo combustível.
A brigada da refinaria controlou o fogo rapidamente, extinguindo-o por completo em seguida, disse a companhia em comunicado na véspera.
Fonte: O Globo