O dólar valorizado e as perspectivas de recuperação econômica global com o avanço da vacinação da população contra a covid-19 tendem a manter as cotações das commodities agrícolas, minerais, energéticas e ambientais em elevado patamar nos próximos meses, e as médias de 2021 poderão ser maiores que as observadas em 2020.
É o que sinalizam analistas do Banco Inter em relatório especial recém-concluído sobre esses mercados, tendo em vista as discussões sobre se o mundo está novamente diante de um “super ciclo das commodities” como os observados no início dos anos 2000 e, depois, em 2007 e 2008.
PUBLICIDADE
“As perspectivas de recuperação econômica global estão se consolidando em velocidade, inclusive, maior que as expectativas (...) Recentes indicadores econômicos nas duas das principais economias mundiais, EUA e China, têm surpreendido o mercado e impulsionado a demanda por insumos. Para este ano, já se espera crescimento de mais de 8% para o país asiático e de 6,5% para os EUA, conforme o país avança em seu calendário de vacinação”, diz o relatório.
Os analistas chamam a atenção, entretanto, para os riscos derivados da “economia de estímulos” que tem impulsionado a recuperação das potências. Na China, realçam, cresce o temor de que pelo menos parte dos estímulos seja retirada depois do aniversário de 100 anos do Partido Comunista, enquanto nos EUA a inflação segue no radar e a alta dos juros dos Treasures pode levar a um arrefecimento da retomada.
De qualquer forma, afirma o Banco Inter, muitos dos problemas trazidos pela pandemia poderão ser resolvidos com o avanço da vacinação, as atividades em portos deixarão de enfrentar barreiras e o “choque de oferta” que afetou o mercado global de insumos deverá se normalizar.
“Seguimos otimistas com relação às commodities, sem excluir o receio de que os preços possam sofrer correções a partir do segundo semestre, cessando a tendência de alta. Apesar de acreditarmos em acomodação de preços, na média devemos observar preços médios maiores em 2021 ante 2020”, concluíram os analistas.
Fonte: Valor