Apoio para a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Uberaba será solicitado ao presidente Lula (PT) durante visita, hoje. Projeto do município foi enviado ao Conselho de Ministros, mas está com risco de ser rejeitado porque o grupo entende a necessidade de beneficiar com as ZPEs das regiões menos desenvolvidas do país.
Na sexta-feira, 11, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) retornou de Brasília onde fez novo contato na Casa Civil, para tentar reverter o entendimento desfavorável a Uberaba. Ele se reuniu com o advogado uberabense Beto Vasconcelos, subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, para analisar a resolução que regulamenta a ZPE. “Estamos acreditando que tem pequeno problema de interpretação jurídica e ele está nos ajudando nisso para ver se o presidente, pelo menos, aborda essa questão na visita à cidade. Achamos que o setor jurídico pode dar a última palavra sobre o assunto”, pondera.
Segundo AA, a visão no Ministério de Desenvolvimento Regional é que a ZPE serve para desenvolver uma região, porém, o texto jurídico é claro ao estabelecer que o objetivo é melhorar as exportações. “Se você monta uma boa ZPE e ela exporta muito é óbvio que desenvolve também a região. Mas não é esse o intuito”, defende.
Anderson salienta que o Conselho de Ministros considera o Triângulo Mineiro uma região avançada em relação ao IDH e outros parâmetros. “Mas o nosso índice de exportações é muito baixo”, disse, ressaltando novamente o critério para criação das zonas de processamento.
Agenda. Lula participa nesta segunda-feira, às 10h40, da cerimônia de inauguração do gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II (Gasbel II), em Queluzito (MG). O empreendimento eleva a 12,9 milhões de m³/dia a capacidade de transporte de gás natural para Minas Gerais. Depois, o presidente da República chega a Uberlândia, às 13h30, e autoriza o início de obras de duplicação em 2,6 mil km de rodovias mineiras. As melhorias incluem o trecho conhecido como “Rodovia da Morte” na BR-050, passando por Araguari (MG) até a divisa com Goiás. Ele também lança os editais de licitação para a restauração das BR-354 e BR-365. Ainda na cidade vizinha, ele inaugura os trechos duplicados da BRs 262 e 040, assim como o Anel Rodoviário.
A partir das 17h30, Lula participa em Uberaba da cerimônia de abertura da 40ª Assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O evento acontecerá no Parque Fernando Costa.
Fonte: Jornal da Manhã - Uberaba
PUBLICIDADE