SÃO PAULO - A produção brasileira de aço bruto em janeiro alcançou 3 milhões de toneladas, o equivalente a um crescimento de 7,7% na comparação anual, segundo dados divulgados ontem, quinta-feira, pelo Instituto Aço Brasil (IABr).
Já a produção de laminados ficou em 2,1 milhões de toneladas no primeiro mês de 2015, com alta de 0,9% na comparação anual.
Conforme a entidade, as vendas internas de produtos siderúrgicos totalizaram 1,6 milhão de toneladas no mês passado, com queda de 8,5% em relação a janeiro de 2014.
“Apesar das condições adversas do mercado internacional, as exportações de produtos siderúrgicos em janeiro de 2015 atingiram 1,1 milhão de toneladas”, volume 32,9% superior ao registrado um ano antes, segundo o IABr.
Em receita, as exportações totalizaram US$ 681 milhões, com expansão de 11,3%. Esse desempenho foi impulsionado, entre outros fatores, pelo “religamento de um alto forno cuja produção foi direcionada à exportação”, informou a entidade.
Já as importações ficaram em 381 mil toneladas em janeiro, ou US$ 384 milhões, com crescimento de 22,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
O consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos em janeiro foi de 2 milhões de toneladas, com queda de 4%.
(Fonte: Valor Econômico/Stella Fontes)
PUBLICIDADE