A produção de petróleo no Brasil deve alcançar 3,756 milhões de barris diários em 2023, de acordo com projeções da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para o mesmo horizonte, a autarquia prevê que a produção de gás natural alcance 167,6 milhões de metros cúbicos diários.
Os dados fazem parte das previsões anuais sobre atividades de desenvolvimento e produção de petróleo e gás para os próximos cinco anos, que, a partir desta quinta-feira, estarão disponíveis para consulta no portal da ANP na internet.
PUBLICIDADE
De acordo com a agência, as previsões contemplam produção de óleo e gás em terra e mar; perfuração de poços de desenvolvimento e produção em terra e mar; entrada de novas unidades estacionárias de produção (UEP) em mar; e investimentos no setor.
A ANP, por exemplo, prevê que serão investidos R$ 17,4 bilhões na contratação de unidades de produção petrolífera nos próximos cinco anos.
Segundo a agência, o objetivo da ferramenta é fornecer às empresas de serviços projeções consolidadas que auxiliem na programação e planejamento de investimentos e atividades, diante do cenário de retomada do setor de petróleo e gás brasileiro, que resultará em aumento da produção e da demanda por serviços nos próximos anos.
Fonte: Valor